Início  Notícia  4º dia da XXXVIII Semana da Cultura de Várzea: PROJETO

4º dia da XXXVIII Semana da Cultura de Várzea: PROJETO

Setor: Meio Ambiente.

Publicada: 03/06/2019

O IDEMA - Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - finalizou hoje as ações do Projeto "Meu Município, Meu Ambiente", na cidade de Várzea.

Foi dado continuidade ao Curso ComVida e Oficina de Compostagem com alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais e particulares. Realizou-se ainda Oficina de Reaproveitamento de Garrafas PETI com a comunidade, Oficina de Sabão Ecológico com a comunidade e com o grupo de idosos, Oficina de Resgate da Etnobotânica, Cineca na Tenda, e visitação das escolas ao museu Faunístico Itinerante.

OFICINA: CINECA

OBJETIVO GERAL: Contribuir com a reflexão crítica sobre as questões ambientais, utilizando o audiovisual como ferramenta pedagógica geradora de informação e transformação socioambiental.

(Realizou-se na noite de 22/08, quarta-feira)

OFICINA: TRANSFORMANDO RESÍDUOS EM ARTE

OBJETIVO GERAL: Reaproveitar resíduos recicláveis, preparando para pessoas transformá-los em diversos produtos de artesanato, como caixas e vidros decorativos

OFICINA: RESGATE DA ETNOBOTÂNICA

Objetivo geral: Resgatar às relações estabelecidas por comunidades humanas com o componente vegetal

(Realizou-se com o grupo de idosos na quinta feira dia 23/08)

OFICINA: CONFECÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO

Objetivo geral: Reaproveitar óleo de cozinha usado para produzir sabão, bem como oportunizar as pessoas da comunidade beneficiada conhecimentos básicos sobre comercialização desse produto, proporcionando-lhes a aquisição de um ofício remunerado ou aumento da renda familiar.

(Realizou-se com a comunidade e com o grupo de idosos)

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Evellyn Queiroz, o projeto foi de extrema importância para o município, uma vez que conseguimos despertar nos participantes o interesse pelo cuidado do meio em que vivemos. Além de apresentar soluções inteligentes de aproveitar material reciclável, contribuindo com a preservação do ambiente e geração de renda.

"Gostaria de agradecer imensamente o apoio da Prefeitura Municipal de Várzea, das Secretarias de Educação e Desporto e de Assistência Social, a equipe do IDEMA pela prestatividade e atenção com as quais desenvolveram as atividades no nosso município, as escolas municipais, estadual e particulares pela participação nas ações e, estendo minha gratidão a todos os munícipes que se interessaram e prestigiaram o evento."

Veja nas IMAGENS.

Meio Ambiente Educação Saúde