Início  Notícia  Reunião sobre microplanejamento para as atividades de vacinação de alta qualidade (AVAQ)

Setor: Saúde.

Publicada: 09/10/2023

A secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Várzea/RN, reuniu-se para falar sobre Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade.

O encontro foi realizado na Unidade de Saúde Mão Claudina, no intuito de conversar sobre o processo de Microplanejamento, que é uma das etapas das atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) e um dos critérios estabelecidos por Portaria do Ministério da Saúde, para o recebimento de incentivo financeiro aos municípios, que têm como objetivo resgatar as altas coberturas vacinais dos programas de rotina.

O intuito é que cada município venha garantir o monitoramento e o cumprimento dos critérios de alta qualidade em vacinação, de acordo com a realidade local, resgatando as altas coberturas vacinais, mantendo assim, o controle das doenças imunopreviníveis.

Durante a Reunião foram apresentadas as propostas do Microplanejamento, componentes em todos os níveis de gestão, como: compromisso e prioridade política; orçamento; organização; gestão local; logística; rede de frio; planejamento adequado; definição de estratégias; ações de vacinação; mobilização social; sistema de informação; vacinação segura; vigilância epidemiológica; formação, supervisão, monitoramento e avaliação.